ENQUADRAMENTO
A água é um recurso natural essencial para a existência de vida no Planeta Terra. No entanto, a nossa sociedade atual adota comportamentos em que a sustentabilidade da água é pouco valorizada, desconsiderando a água enquanto bem comum que deve ser aproveitada de forma a evitar a sua escassez no futuro e usada de forma consciente no dia-a-dia.
Os recursos hídricos do nosso planeta esgotam-se gradualmente, sendo o efeito da poluição dos rios e nascentes e do desperdício da água os principais motivos. A água é um dos recursos naturais mais preciosos e simultaneamente um dos recursos mais ameaçados pela ação humana.
O período de transformações em que vivemos, marcado por alterações não só ambientais, como também sociais, económicas e tecnológicas, evidencia cada vez mais o papel da escola e da educação enquanto promotoras de práticas que conduzam os alunos ao exercício participativo de uma cidadania ativa, democrática e esclarecida, que os prepare para lidar com os novos desafios globais e individuais com que se deparam.
Sendo a Escola, por excelência, o espaço propício às aprendizagens e ao desenvolvimento de competências, esta deve contribuir para a formação de cidadãos ativos. Esta visão aparece plasmada em diversos documentos, nomeadamente no “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória”, “Educação para a Cidadania – Linhas orientadoras” e “Aprendizagens essenciais” do currículo dos Ensinos Básico e Secundário.
Articulada com a democracia e com os direitos humanos, assumindo-se como um processo inclusivo e participativo, encontra-se a Educação Ambiental, enquadrada na Estratégia Nacional de Educação Ambiental, que visa reforçar a cidadania através da capacitação de crianças e jovens, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
GIGANTES DA ÁGUA
A Estratégia do projeto Gigantes da Água passa pela implementação de ações de educação ambiental dirigidas a salas do nível pré-escolar e turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico dos agrupamentos de escola dos 20 municípios parceiros. Estas ações de educação ambiental pretendem interligar a ciência com a arte e cultura, relacionando o tema da água e a importância da sua valorização com áreas como a música, o desenho/pintura, a produção de narrativas orais ou escritas, a dança e o teatro, dependendo do nível de ensino.
O projeto Gigantes da Água é desenvolvido em estreita colaboração com os professores das diferentes áreas disciplinares, de forma transversal e interdisciplinar. Para uma consciencialização mais efetiva para o uso da água, as sessões desenvolvidas em cada sala/turma assentam na participação cívica das crianças, que constroem o saber de uma forma dinâmica e em ligação com o ambiente que as rodeia.